Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

'Manhã de Bem-Estar' leva população ao Instituto de Prevenção do Hospital de Câncer

 

No último sábado, 21/10, o Instituto de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com o Instituto AVON, promoveu um evento especial na tentativa de despertar a conscientização da população quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama: a “Manhã de Bem-Estar”.

Prezando sempre pela divulgação dos temas ‘prevenção’ e ‘câncer de mama’, o Hospital aproveita o mês de outubro para intensificar as informações, reafirmar a relevância da mobilização mundial conhecida como ‘Outubro Rosa’ e realizar diversas atividades destinadas à população, especialmente às mulheres. “É o segundo ano que o Instituto de Prevenção desenvolve esse evento, onde o maior desafio é trazer para dentro do cenário do Hospital os pacientes, familiares e a comunidade, para que se consiga discutir esses assuntos tão importantes com um pouco mais de alegria e descontração”, afirma o ginecologista do HCB, Dr. Júlio Possati.

Quem compareceu à instituição teve a oportunidade de realizar o exame de mamografia, participar de diversas atividades, conferir apresentações como Coral, Dança do Ventre, Yoga, a arte marcial ‘Lian Gong’, e ainda realçar a beleza com serviços estéticos de corte de cabelo, manicure e maquiagem. As famosas camisetas rosas estavam sendo disponibilizadas e as crianças também tinham um espaço para se divertirem. Tudo proporcionado pelos colaboradores, empresas parceiras e voluntários.

De acordo com a enfermeira coordenadora do Instituto de Prevenção do Hospital, Paula Carvalho Ribeiro, o evento contou com dois objetivos principais: divulgação e educação da população e o cadastro das mulheres de 40 a 69 anos para a realização dos exames de mamografia, que são o público-alvo do rastreamento populacional da doença.

A aposentada Cleuza Caloni, de Assis (SP), veio para realizar seus exames preventivos no Hospital de Amor e aproveitou para participar do evento junto da neta Isabela, de apenas 3 anos. Ela se cuidou e aprovou a “Manhã de Bem-Estar”. “Todos os anos eu faço meus exames de prevenção no HCB. Acho que a realização de um evento como esse é muito importante para que outras mulheres deixem o medo de lado e venham fazer a mamografia. Trago meus netos para que, desde cedo, percebam o quanto é importante cuidar da saúde e se prevenir’, declarou.

Para a maquiadora profissional e uma das voluntárias, Marizilda Dionísio, participar da ação foi uma experiência única. “O evento é muito grandioso e acolhedor. As mulheres chegam, muitas vezes, tristes e com medo, e nós conseguimos proporcionar um sorriso nelas e deixá-las satisfeitas. Isso é muito gratificante”.

Exame de Mamografia
Mulheres com idade entre 40 e 69 anos, que tiverem mais de 12 meses de seu último exame, devem entrar em contato com o Instituto de Prevenção do HCB para o agendamento do exame de mamografia, portando os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

E atenção: as mulheres que não são de Barretos ou de algumas das cidades que compõem o Departamento de Saúde V (Altair, Bebedouro, Cajobi, Colina, Guaira, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Severínia, Taiaçu, Taiúva, Taquaral, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto), devem procurar a unidade de saúde mais próxima a agendar o exame em seu município.

Anualmente, há 58.000 diagnósticos no país, com números alarmantes de 14.000 mortes por ano, relacionadas à doença. Cuide-se. A prevenção salva vidas!