Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Hospital São Judas realiza evento "Outono em Cores" para famílias de pacientes

 

 

Viver o processo de alguma perda torna-se menos difícil quando é possível encontrar apoio e conforto. Foi o que as pessoas, que perderam algum ente querido nos últimos 12 meses, encontraram no último sábado, 23/09, no Centro de Eventos ‘Paulo Prata’. A 2ª edição do “Outono em Cores”, evento realizado pelo Hospital São Judas Tadeu - a unidade de cuidados paliativos e de atenção ao idoso do HCB - reuniu mais de 350 pessoas, que tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas e de um bate-papo com os profissionais da instituição.

O projeto, que surgiu em 2014 com objetivo de reunir familiares na tentativa de gerar a troca de experiências entre eles, reforçando os vínculos durante o processo de luto, nasceu a partir de uma conversa entre a equipe do Hospital, que identificou a necessidade de oferecer atenção às famílias que sofriam com as perdas. “A gente percebe que, de início, as pessoas ficam preocupadas em como será o evento, mas quando chegam, encontram tanto acolhimento que acabam se sentindo à vontade. Desta forma, cria-se uma rede de ajuda para o enfrentamento deste processo tão doloroso, que faz parte da vida, mas é desafiador”, afirma a médica paliativista do Hospital e uma das idealizadoras do projeto, Dra. Michelle Uchida.

O nome do evento foi escolhido para fazer alusão ao tempo que os familiares demoram para progredir em relação à dor da perda, uma vez que, após a estação do outono, a primavera traz uma nova energia, através da chegada das flores e suas cores.

Durante o encontro, os convidados confraternizaram com café da manhã e almoço, e participaram de algumas dinâmicas com os psicólogos do HCB, como o acender de velas (para falar sobre as fases do luto) e a liberação de balões coloridos (cuja a ideia é trazer um novo ciclo na vida dessas pessoas). As crianças que estavam no local, puderam se divertir com a presença de personagens infantis e teatro.

Famílias
Maria Emília viajou de São Paulo (SP) até Barretos para participar do evento. Para ela, o esforço por conta da longa distância entre as cidades serve como um símbolo de gratidão pela instituição, por tudo que foi feito por sua mãe enquanto esteve em tratamento na unidade de cuidados paliativos. “Quando eu recebi o convite, senti que seria uma forma de agradecer às pessoas que me acolheram no momento mais difícil da minha vida. Eu recebi todo o amor e carinho desses ‘escolhidas por Deus’, para me auxiliar”, contou.

Para Sueli Oliveira, voluntária há 11 anos no Hospital de Câncer Infantojuvenil, o convite trouxe muita emoção e gratidão, já que este é o primeiro ano sem o seu companheiro – também voluntário da instituição. “Este Hospital sempre foi tudo para nós... nossa segunda casa! É um lugar muito abençoado e acolhedor. Quem passa por uma doença tão séria quanto essa e recebe um tratamento numa instituição como o HCB, consegue superar mais fácil, porque a atenção, o amor e o carinho que recebemos é imenso”, declarou.