Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Dia do Ortopedista: saiba mais sobre o serviço que oferece próteses aos pacientes

 

O dia 19 de setembro é uma data muito especial para o Hospital de Câncer de Barretos, pois celebra o “Dia do Ortopedista”, o profissional da medicina especializado no diagnóstico e tratamento de lesões e disfunções do sistema locomotor, ou seja, nos músculos e ossos das mãos, braços, coluna, pernas, pés, quadril, entre outros. É de responsabilidade dele promover o tratamento e a reabilitação do que foi lesionado, zelando sempre pelo bem-estar do paciente e também pela prevenção de possíveis novas lesões.

Dentro de uma instituição oncológica, a missão do ortopedista é tratar das neoplasias musculoesqueléticas, tanto primárias (que se originam no osso ou no tecido conjuntivo), quanto secundárias, vindos de outros órgãos como próstata, mama, tireoide, pulmão e rim, em crianças e adultos.

O HCB, preocupado em oferecer o mais digno tratamento a seus pacientes, conta com um diferencial na área ortopédica: a disponibilização e colocação de próteses. “Por se tratar de um hospital oncológico, existem muitos pacientes que são submetidos a amputação, por isso, a importância do fornecimento das próteses. A nossa intenção é que o paciente saia reabilitado do tratamento”, afirmou o coordenador do departamento de ortopedia do Hospital de Câncer de Barretos, Dr. Eduardo Toller.

De acordo com o médico, todo paciente que realiza acompanhamento na instituição tem direito à colocação da prótese, inclusive durante o tratamento, para que o processo de reabilitação seja ainda mais rápido. “Há cerca de 2 anos, as próteses eram oferecidas pelo próprio município. A partir da criação do projeto Bella Vita, o Hospital passou a disponibilizá-las aos pacientes, tornando o tratamento e a reabilitação ainda mais completa e humanizada”, explicou.

As principais áreas do corpo contempladas com as próteses são as de membro inferior (próteses mais funcionais), e membros superiores (que apesar de possuírem uma funcionalidade reduzida, têm um papel estético muito importante).

Bella Vita
O projeto Bella Vita é responsável por auxiliar os pacientes na reabilitação dos movimentos através de quatro áreas diferentes: equoterapia (método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação); os equipamentos Armeo Spring e Armeo Power (para braços) e Lokomat (para pernas); além da fábrica de próteses, que será implementada, em breve, na instituição.