Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Cirurgiões gerais de Moçambique fazem treinamento no Hospital de Câncer




O Hospital de Câncer de Barretos em parceria com o MD Anderson Cancer Center, um dos maiores centros oncológicos do mundo e instituição irmã da entidade barretense, rececebeu dois médicos cirurgiões gerais de Maputo, capital de Moçambique, na África. A ação faz parte de um projeto do centro norte-americano com o Hospital de Câncer de Barretos, o A.C Camargo e o Hospital Israelita Albert Einstein.


O objetivo do programa é ajudar os profissionais africanos para que eles possam levar a Moçambique as experiências e técnicas aprendidadas no Brasil. Há dois meses no país, Gildo Domingos Luis Veloso, de 39 anos, e Leonildo Francisco de Sousa Soares, de 34, contam que tem sido uma vivência interessante.


"Aprendemos aqui, por exemplo, como fazer a cirurgia conservadora da mama. Lá em Maputo, quando há casos de câncer de mama que necessitam de cirurgia, nós faziamos ou a mastectomia total ou radical da paciente. Agora vimos que é possível conservar a mama e assim devolver a dignidade da paciente", afirmaram.


Os cirurgiões passaram o mês de maio no A.C Camargo, em São Paulo. Em Junho no Hospital de Câncer de Barretos, e irão para o Hospital Israelita Albert Einstein em julho. "Achamos a tecnologia do Brasil na área da saúde nota 10", disseram.


A partir de setembro, Maputo passará a oferecer o serviço de radioterapia como forma de tratamento pela primeira vez no país.