Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 3399

Pensa em doar sangue? Saiba o que é preciso fazer para realizar a doação




Você já doou sangue? Sabia que esse ato de generosidade pode ajudar a salvar até três vidas? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3 a 5% do total da população. No entanto, segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil o número ainda abaixo do recomendado, mas está aumentando.


Doar sangue
As doações de sangue podem ser feitas por homens e mulheres dos 18 aos 69 anos, acima de 50kg. Jovens com idade entre 16 e 17, também podem doar, desde que estejam acompanhados dos pais, ou responsáveis, que os autorizem. Não é necessário estar em jejum, mas as pessoas devem evitar comidas pesadas e gordurosas um dia antes.


Restrições
Quem estiver tomando medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios devem esperar 15 dias para fazer a doação. Quem tiver tatuagens, ou piercings só poderão doar o sangue após seis meses, desde que o local onde fizeram o procedimento, seja reconhecido pela Vigilância Sanitária.


Como funciona
A pessoa que for doar, vai passar antes por uma triagem. Todo o processo até o final demora cerca de 40 minutos. Cada bolsa de sangue doada pode ajudar até três pessoas, pois os centros especializados conseguem separar os componentes do sangue e usá-los em mais de uma pessoa.
Após a doação, os homens só poderão doar de novo depois de 60 dias, sendo até quatro vezes no ano, e as mulheres quando completar 90 dias, podendo chegar a três doações no ano.


Para mais informações, ligue para o Departamento de Hemonúcleo do Hospital de Câncer de Barretos pelo telefone (17) 3321-6600, ramal 6941. O local funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h, e aos sábados e domingos, das 7h às 11h.