Entrar


Unidades de Prevenção

A estratégia adotada consistia em uma busca ativa de mulheres para fazerem os exames preventivos de câncer em seus domicílios ou em locais próximos. O Hospital ia até a residência dessas mulheres, na periferia de Barretos, para a realização de exames preventivos de Colo Uterino.
Essa atuação trouxe resultados positivos: do total de mulheres diagnosticadas com câncer, 80% dos casos estavam em estadiamento inicial - período do desenvolvimento da doença em que a chance de cura é de 90%. Com o sucesso desta iniciativa, o trabalho de prevenção foi estendido para toda a população rural e urbana de Barretos.

O projeto cresceu, ganhou uma estrutura elaborada e começou a atuar não somente em Barretos, mas em outras regiões do país, realizando assim, um trabalho de prevenção de câncer pioneiro na América Latina. Atualmente, o Hospital de Câncer de Barretos possui seis unidades móveis (ônibus e carretas adaptadas) e duas unidades fixas (Barretos e Juazeiro, Bahia).

As unidades móveis realizam o rastreamento do câncer de mama, colo de útero, próstata e câncer de pele através de exames preventivos na população. No caso do câncer de pele, além dos exames, os pacientes podem ser tratados na própria unidade móvel, equipada com um centro cirúrgico completo para a realização de cirurgias ambulatoriais.

Para poder atuar de maneira eficiente e especializada, as unidades móveis de prevenção realizam diferentes tipos de exames e vão a diferentes localidades do país. Algumas unidades realizam exames preventivos de câncer de mama e colo uterino (Unidades I, II, IV, V e VI) e outras efetivam exames preventivos de pele, próstata e colo uterino. (Unidade III).

Em 2010, através de todas as unidades de prevenção, o Hospital de Câncer de Barretos realizou 85.431 tratamentos, todos 100% SUS na população alvo de 7 estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiânia, Rondônia e Bahia).

Unidade de Prevenção de Juazeiro

A Unidade de Prevenção de Juazeiro foi instalada para poder atender especialmente as mulheres com exames preventivos de câncer de mama. O espaço possui 80 metros quadrados, um médico radiologista, uma enfermeira, dois mamógrafos e um ultra-som para a realização de exames de mama. Para complementar, a unidade também possui uma unidade móvel de prevenção equipada com um mamógrafo que realiza um trabalho intenso de prevenção no interior da Bahia. No ano passado, foram atendidas 4554 mulheres na unidade fixa e 7003 mulheres na unidade móvel.

Câncer de Mama

O serviço de prevenção diagnostica em média 270 novos casos de câncer de mama ao ano no rastreamento, tratados em sua plenitude ao Hospital de Câncer de Barretos. A instituição segue protocolos internacionais, o que nos diferencia dos demais serviços, pois oferecemos um atendimento integral ao paciente do primeiro exame ao tratamento final, caracterizando uma ação efetiva, com segurança e qualidade no combate ao câncer de mama.

Atuamos em quatro áreas geográficas distintas e o nosso público alvo a ser alcançado em 2011 será de aproximadamente 200 mil mulheres, de 40 a 69 anos, que deverão realizar um exame de mamografia a cada dois anos. No ano de 2009, realizamos mais de 55.000 exames preventivos somente nas unidades móveis e, em 2010,este número foi um pouco menor, 46.127, devido às inovações e treinamentos em qualidade de imagem que os profissionais da instituição receberam na Holanda - país considerado referência mundial em rastreamento do câncer de mama.

O rastreamento mamográfico, em algumas áreas que atuamos, atinge cerca de 70% da população alvo e o diagnóstico precoce atinge a 80% dos casos de câncer, números comparáveis aos rastreamentos europeus. Somente na região de Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba e Juazeiro (BA) são 133 municípios atendidos, contabilizando o exame preventivo em 200 mil mulheres na faixa dos 40 aos 69 anos.

Câncer de Colo de Útero

O exame preventivo do câncer do colo de útero também recebe atenção especial nos seis estados do Brasil em que o serviço é realizado. Além de realizarmos o controle de qualidade em mais de 120 municípios do estado de São Paulo, apenas no ano de 2010, foram realizados 85.237 exames de papanicolaou para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

Câncer de Próstata

O departamento de prevenção possui uma unidade móvel, que percorre seis estados do Brasil realizando exames de toque retal e sangue (PSA) para a detecção precoce do câncer de próstata. O rastreamento é realizado desde 2004 e 25.478 homens foram examinados. Entre os casos de câncer diagnosticados em nossa unidade móvel, 75% deles encontra-se em estádios iniciais, possibilitando que este paciente seja curado do câncer de próstata em razão do diagnóstico precoce.

Câncer de Pele

O hospital possui desde 2001, uma unidade móvel com um centro cirúrgico completo, onde após passar por uma triagem o paciente pode ser submetido a uma pequena cirurgia na própria unidade. Em mais de 92% dos casos, a equipe do Hospital de Câncer de Barretos consegue realizar o procedimento cirúrgico de remoção do tumor sem que o paciente tenha que se deslocar da sua cidade. Somente nesta unidade móvel são diagnosticados mais de 500 casos de câncer de pele por ano.