Entrar


Você esta aqui: Institucional  Unidades

Lançamento Outubro Rosa 2012

Na segunda-feira (17/09), membros do comércio e articuladores da sociedade de Barretos estiveram no do Instituto de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos para o lançamento da Campanha “Outubro Rosa”: um movimento que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.  Em Barretos, o mês cor de Rosa já faz parte do Calendário Municipal Oficial, um grande reconhecimento para a importância para o instituto.

No encontro, a Drª Anapaula Uema Watanabe, médica radiologista, apresentou números referentes ao câncer de mama no país e no mundo e propôs aos convidados que participassem da campanha junto ao Hospital. “O objetivo é mobilizar toda a sociedade. Começaremos com comércio, academias, RHs de empresas, postos de gasolinas, salões de beleza etc. Ou seja, todos os estabelecimentos que têm contato com mulheres são pontos de divulgação e de propagação dessa ideia”, explicou Anapaula.

O Departamento de Prevenção durante todo o mês de outubro está com dias e horários especiais para a realização dos exames preventivos para mulheres entre 40 a 69 anos. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3321-6626.

Ações já confirmadas

No 1° de outubro, às 18h, está marcada a “Carreata Rosa”, com saída e chegada do Instituto de Prevenção (Rua Antenor Duarte Vilela, 1331). Todos estão convidados a participar ao participar do trajeto com seus veículos enfeitados de rosa.

Outra ação acontece todos os sábados, a partir do dia 22/09. A carreta de prevenção do Hospital estará posicionada no Calçadão para visitação, divulgação e pré-cadastramento de mulheres que queiram fazer o exame de mamografia.

O que é o Outubro Rosa?

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. (Fonte: www.outubrorosa.org.br/historia)