Entrar


Galeria de Vídeos


Cadastre seu e-mail para
receber as principais noticias.
E-mail*
Após o cadastro, confirme em seu e-mail

Efeitos Colaterais - Anemia

O que é anemia?
 
Quando as células sanguíneas vermelhas (conhecida também como hemoglobina) responsáveis por transportar o oxigênio passam a diminuir, o paciente pode ser caracterizado com anemia. Essa condição afeta diretamente o coração, pois a falta de oxigênio pode fazê-lo bater de forma acelerada ou funcionar com batidas mais lentas. Esse quadro pode fazer você se sentir mais fraco, cansado, trêmulo com respiração ofegante e cansado. Alguns tipos de anemia podem gerar esse tipo de reação, pois elas dificultam que a medula óssea produza novas células vermelhas.
 
Dicas para ajudar com a anemia
 
Durma bem:
 
Tente dormir pelo menos 8 horas por dia todas as noites. Se possível, tente realizar dois pequenos descansos durante o dia.
 
Limite suas atividades diárias:
 
Quando estiver em período de tratamento, tente realizar apenas o que é mais importante para você. Deixe pequenas atividades como cozinhar, limpar a casa e tirar o lixo para outras pessoas – principalmente, se você já exercer alguma atividade diária.
 
Aceite ajuda:
 
Quando sua família ou amigos oferecerem ajuda, não recuse. Se alguém lhe oferecer carona, ajuda para tomar conta das crianças, realizar as compras por você, levar o cachorro para passear, aceite, pois isso irá poupar as suas energias.
 
Dieta bem balanceada
 
Escolha o tipo de dieta que contenha as calorias e proteínas necessárias para o seu corpo. O consumo de calorias e proteínas vai ajudar você a reparar os seus tecidos e deixá-lo mais forte para enfrentar o tratamento. Converse com seu médico para saber qual dieta é a mais adequada para você. Se necessário, consulte um nutricionista oncológico.
 
Levante-se de forma devagar
 
Como você irá tomar medicamentos fortes, é normal sintir-se tonto quando se levantar de forma muito rápida. Após acordar ou se levantar de um longo período deitado, sente-se por um minuto antes de levantar-se.  
 
Certifique para que seu nível sanguíneo seja checado constantemente:
 
A equipe médica responsável por seu tratamento irá realizar a contagem de suas células sanguíneas através da quimioterapia. Se o seu nível de hemoglobina estiver muito baixo, talvez seja necessário realizar uma transfusão sanguínea, tomar medicamentos que possam aumentar o número de células sanguíneas vermelhas, tomar vitaminas ou aumentar o índice de ferro no organismo.
 
 
Sintomas emergenciais (procure um médico se você sentir algum desses sintomas):

Se seu nível de fatiga mudar ou você não tornar apto a fazer suas atividades de sempre.

Se você se sentir com tontura ou como se fosse desmaiar

Falta de ar

Se seu coração passar a bater muito forte ou muito fraco.

Saiba mais:

Voltar para Quimioterapia e os Efeitos Colaterais

Anemia

Constipação

Diarréia

Dor

Fadiga

Infecção

Infertilidade

Mudanças de Apetite/ Hábitos alimentares

Mudanças na Boca e Garganta

Mudança na pele e nas unhas

Mudanças no Sistema Nervoso Central

Mudanças no Sistemas Urinário

Mudanças Sexuais

Perda de Cabelo

Sangramento

Náusea e Vômito